top of page
!DSC_0138.jpg

livros publicados

casamendoeira

2023 / poema em prosa / andarilha edições

uma casa arborizando, à beira da ruína, assopra suas memórias. contando a própria história, desenha o lugar onde está plantada e a família que o refloresta. a mulher que escreve, corpoeta que materializa o texto, registra andanças do velho, cultivos da velha e de outras antigas, cantadas pelo fôlego de uma mata, dos seus resquícios e prenúncios.

capa_casamendoeira.png

cartas a tereza

c_capa4 copiar.jpg

2021 / prosa poética / 2ª ed. / andarilha edições

uma mulher no interior da casa esfarelando-se. um velho, o viço dos músculos que o firmam de pé, esvaindo-se. como seria habitar uma casa sem teto, tereza? o tempo e seus improvisos na pele de todas as coisas. um corpo-carne-casa atravessados, inevitáveis. estágios de ruína. resistência. esperança ante desmoronamento. memórias, desejos de não esquecer, faísca de invenção em tudo ~ somente quando sonho é que posso nascer o melhor de mim. os dias circulares ~ a tontura do tempo. permanecer, porém desertar. a insistência em habitar ~ ainda que bamba, finita, imprevisível seja toda qualquer moradia.

refugos

2019 / poemas / segundo selo

refugos é um apanhado de poemas ligados pelo intento de processar raspas em natureza sólida, líquida, gasosa. os textos projetam um percurso por entre estados físicos: laboram densidade, vislumbram fluidez, almejam o etéreo. ao vento, que move chuvas com lucidez é a quem se dedica este livro vermelho. refugos é um cortejo à leveza, tentativa de lapidar o ordinário, o que resta no canto dum prato, dum corpo, dum gesto, até que dali esvoace alguma espécie de poesia pulsante.

livro_refugos03.jpeg

desavesso

2016 / poemas / edição independente // esgotado

dentre mil possibilidades, desavesso podia ser o adubo do verso; limiar entre avesso e direito, o rompimento de uma costura, fresta que deixa à mostra o arremate mais impublicável; ou ainda, um estado de espírito, um devaneio, o cômodo vazio de uma casa no meio do dia, a sensação por trás de um momento de chuva, um álbum de pequenas saudades, um desatino... até que se fez livro de artista onde reúno fotografias e uma série de poemas-errantes, poemas-pagãos, poemas-comprimidos, poemas-de-bicicleta, poemas-de-amor-violado e poemas-de-avesso.

antologias & afins

cadernos trilhos

2022 / dossiê / revista trilhos / ufrb

a coleção literaturas do recôncavo é um dos resultados da pesquisa intitulada estudos críticos sobre a literatura contemporânea do recôncavo baiano,  coordenada  pelo  professor,  cronista,  poeta,  doutor  em  literatura  rubens da cunha. esse  primeiro  número,  organizado  por  aline  souza  mota  nogueira,  arilma  reis  conceição  e  rubens  da  cunha,  apresenta  a  obra  de  deisiane  barbosa,  a  “andarilha  de  cartilhas  insólitas”.  

poesia hoje: negra

2021 / dossiê / p-o-e-s-i-a.org ; unicamp

o segundo dossiê do projeto p-o-e-s-i-a.org homenageia a escritora conceição evaristo, o poeta waldo motta e reúne 25 poetas de todo o brasil, pela curadoria e edição de ricardo aleixo e fatima aleixo. a versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente através do portal www.p-o-e-s-i-a.org

poesia hoje negra.png

poetas baianas /
women poets from bahia

poetas baianas.png

2021 / coleção / livraria boto cor de rosa

poetas baianas – women poets from bahia é uma coleção de poemas traduzidos para a língua inglesa, junto com os poemas originais em português, de 20 poetas contemporâneas baianas, de diferentes idades e provenientes de diversas regiões do estado da bahia. o projeto tem a curadoria e tradução de sarah rebecca kesley.

bottom of page