acerca
currículo
sou Deisiane Barbosa, uma artista-etc / poeta, escritora, editora de livros, produtora cultural e pesquisadora.
nasci à beira do rio Paraguassu, São Félix, em 1992. vivo-trabalho em movimento, pelo Recôncavo da Bahia, de onde coordeno a andarilha edições, uma editora independente e artesanal. também de onde refloresto a casamendoeira, ateliê editorial e espaço cultural, situado no Povoado do Cruzeiro, Conceição da Feira.
entre 2011 e 2020, estudei Artes Visuais e Literatura. ao longo e a partir dessa breve caminhada, tenho pesquisado e experimentado processos de criação literária conversados com a performance, a videoarte e os livros de artista, cruzados com memórias da afrodiáspora e narrativas de autoria feminina. atualmente, faço doutoramento em Artes Visuais, pela Universidade Federal da Bahia, onde pesquiso a criação em livros experimentais.
integro o imuê -- Instituto Mulheres e Economia, um coletivo de pesquisadoras com quem tenho feito parcerias editoriais e colaborado em diversos projetos culturais, nacionais e internacionais.
desde 2015 costuro meus próprios livros, sendo o primeiro deles cartas a Tereza, seguido por desavesso (2016) -- ambos publicações independentes que precedem meu trabalho com a editora independente. já em 2019 saiu refugos, reunião de poemas que publiquei a convite da editora Segundo Selo, na Coleção das Pretas.
meu quarto título é o casamendoeira (andarilha, 2023, coleção cachoeiras) / livro que é casa que é ateliê, pois segue se desdobrando para além da página.
formação acadêmica
2023 – atual
Doutorado em Artes Visuais . Universidade Federal da Bahia /
pesquiso a criação narrativa em livros experimentais, cruzando memórias e referências culturais afrodiaspóricas. linha de pesquisa: processos de criação artística. orientação: professora Drª. Lia Krucken.
2018 – 2020
Mestrado em Artes Visuais . Universidade Federal de Pernambuco /
defendi a dissertação inventário da ilha de Tereza: cartografias de um livro devir, texto que documenta registros de uma pesquisa acadêmica em artes visuais, alinhada a um processo de criação literária. o projeto foi orientado pelo professor Dr. Marcelo Coutinho. acesse o texto aqui.
2017 - 2018
Especialização em Estudos Literários . Universidade Estadual de Feira de Santana.
defendi a monografia o livro de águas: derivas e devires por entre mares e ilhas da baía, pesquisa orientada pelo professor Dr. Moisés Alves.
2011 - 2016
Bacharelado em Artes Visuais . Universidade Federal do Recôncavo da Bahia /
defendi o trabalho de conclusão de curso intitulado cartas a Tereza: confluências de escritas, imagens e errâncias na cidade, no qual refleti sobre processo de criação que desenvolvi ao longo do bacharelado, sob orientação da professora Drª. Ana Valécia Araújo Ribeiro Brissot.
premiações
& circulações
2024 - Bahia / Angola / São Tomé e Príncipe
Edital Mobilidade Cultural 2023/2024 -- Secult, BA. intercâmbio realizado entre Luanda, Ilha de São Tomé e Benguela, para execução do projeto alinhavar bainhas atlânticas, que propôs 3 oficinas de livros artesanais, realizadas em instituições culturais parceiras.
2023 - Recife, PE
Bolsa de Mobilidade Cultural Afro-brasileira -- Fundação Palmares. recebi uma bolsa para executar o projeto de formação cultural livro-de-artista-etc: criação artesanal de livros experimentais, atividade realizada na Casa Astral, instituição cultural de Recife, PE.
2021 - São Félix, BA
II Mostra de Cinema Negro de São Félix. participei com o vídeo o sonho puído (2019) que foi indicado pelo júri oficial ao prêmio de melhor filme na mostra competitiva.
2020 - Salvador, BA
Prêmio das Artes Jorge Portugal -- programa Aldir Blanc, BA, Funceb. a proposta cultural cartas a Tereza: difusão virtual de um livro expandido foi premiada em primeiro lugar na categoria literatura. realizei uma reedição e ampliação do projeto cartas a Tereza, incluindo a publicação de um e-book, mostra de videocartas e lives com bate-papos entre artistas da palavra.
2016 - Itaparica, BA
residência artística para escritores no Instituto Sacatar. fui contemplada com o projeto cadê tereza? para uma residência artística de 8 semanas no Instituto Sacatar. o edital foi realizado pela coordenação de literatura / Dirart, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado.
2014 - Camaçari, BA
Salão de Artes Visuais da Bahia. recebi uma das três premiações do salão com a obra de intervenção urbana cartões-postais à Tereza / caixas de entrada.
2011 - Diamantina, MG
I Concurso Universitário Latino-americano de Literatura – UFVJM/AECID. ganhei em terceiro lugar da categoria conto, com o texto A moça que desfiou.